Suazilândia, dicas úteis antes de viajar
África Suazilândia

Suazilândia, dicas úteis antes de viajar

A Suazilândia é um país bem pequeno, rural, tranquilo e pacato. Está entre a África do Sul e Moçambique – e pode ser uma opção para visitar para quem está na região de Maputo ou do Kruger. Neste post falamos sobre a Suazilândia, dicas úteis antes de viajar – burocracias, segurança, saúde – o que você precisa saber para não passar perrengues.

Confira neste outro post nossas dicas de atrações turísticas e o que fazer: o que visitar na Suazilândia em dois dias.

Visto de entrada para Brasileiros na Suazilândia

Para o turista comum, não é preciso pedir nenhum visto de entrada prévio para a Suazilândia – desde que não queira permanecer mais que 30 dias. É só chegar na fronteira (terrestre ou aérea) com o passaporte válido, explicar de onde veio e pra onde vai. Geralmente será concedido um visto de alguns dias baseado no tempo que você ficará no país.

Para pessoas que ficarão mais tempo no país, tem que verificar caso a caso na Embaixada da Suazilândia em Washington.

Telefone

Para quem vai passar apenas alguns dias na Suazilândia, não vejo necessidade de comprar um SIM Card, mas se quiser escolher um, tem duas operadoras móveis muito boas: Vodacom e MTN. Eu prefiro me viajar com wifi alheio.

Segurança

De maneira geral, a Suazilândia é um país muito seguro. Não há grande violência.

Saúde e Vacinas para viajar na África

Recomenda-se que o turista esteja em dia com a vacina tríplice (difteria, tétano e coqueluche), porém não é obrigatória para entrar no país. Essa vacina faz parte do programa de vacinação no Brasil e provavelmente você foi vacinado quando criança.

Outra vacina recomendada é contra a Hepatite A – esta tem que ser feita em rede particular no Brasil.

É bom levar o cartão de vacinação contra a Febre Amarela. Não é obrigatório para entrar na Suazilândia – a não ser que você venha de áreas endêmicas. Então é bom portar o cartão pois pode ser pedido.

Emergências e Consulado

Em caso de emergências hospitalares na Suazilândia, a melhor alternativa é tentar ser transferido primeiramente a Nelspruit – que fica na África do Sul e é a maior cidade da região com bons centros médicos. Outra opção é o hospital privado de Maputo em Moçambique.

Não há representação diplomática brasileira residente no Reino da Suazilândia. A Embaixada do Brasil em Maputo (Moçambique) é cumulativamente responsável por representar o Brasil junto à Suazilândia. Anote os números em caso de emergência: Fone + 258 21484800 / Plantão Consular: + 258 822835330

Seguro de Viagem 

Não é obrigatório para entrar na Suazilândia. No entanto, é sempre bom viajar assegurado né. Não se brinca com saúde! Nós usamos o site Seguros Promo, que faz comparação de preços de vários seguros. Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Prevenção contra a Malária

Suazilândia não tem alto risco de malária, o país está muito próximo de ser declarado “malaria-free”. A região de maior risco é ao leste, em direção à Moçambique, no Lubombo. Para se previnir contra a malária, siga essas instruções:

  • Usar roupas de manga longa e calça comprida, principalmente de manhã e no fim do dia.
  • Usar repelente comprado na África.
  • Dormir com rede mosquiteira.

Dinheiro

O dinheiro local chama-se Lilangeni, no plural Emalangeni (E). Ele está atrelado ao Rand Sul-Africano, de 1 para 1. Este dinheiro é difícil de trocar fora da Suazilândia, então recomenda-se que tenha o mínimo possível.

Muitos estabelecimentos aceitam Rands sul-africanos e cartão de crédito, mas nem sempre né… Em postos de gasolina geralmente tem que pagar em espécie. Tem bastante caixa eletrônico pra sacar também.

Trânsito, Direção e Transporte

A grande maioria da população da Suazilândia se locomove à pé, até mesmo grandes distâncias.

Para os turistas, a maneira mais fácil é alugar carro. O local mais fácil de se retirar um carro é na no aeroporto da Suazilândia, porém, você provavelmente já estará chegando no país de carro né, vindo ou de Moçambique ou da África do Sul. De qualquer maneira, dá pra cotar um carro na RentCars.

A carteira de motorista internacional é aceita na Suazilândia e deve ser portada junto com o passaporte que contém seu visto de entrada. Veja neste post como tirar a PID – permissão internacional de direção.

Muita atenção nas estradas que costumam estar cheia de pedestres e gado também!

Como chegar na Suazilândia

Temos um post completo falando sobre as fronteiras e como chegar na Suazilândia.

Se Lança…

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Onde ficar no Kruger
Como viajar para Moçambique – Guia de Sobrevivência
Maputo City Tour
10 melhores restaurantes de Maputo (com endereço!)
Macaneta, a praia mais próxima a Maputo
Onde dormir em Nelspruit – 5 sugestões de hoteis e pousadas

Dê uma olhada no nosso Guia Se Lança pra África do Sul:

LEAVE A COMMENT