Um dia em Bucareste, Romênia
Europa Romênia

Um dia em Bucareste, Romênia

Se lança pra Bucareste – Romênia

Olha, não sei porque você está indo à Romênia, talvez para ir à Transilvânia, visitar o castelo do Drácula, andar pelo campo… Eu fui à trabalho, chato né? Lado bom é que pude passear um pouquinho em Bucareste, a capital e fiquei positivamente surpreendida.

É uma cidade ainda abalada pela ditadura do comunista Nicolae Ceaușescu, mas se recuperando, se restaurando, e o legal de ver é o bom humor dos romenos, eles são muito piadistas, qualquer um que você conhecer terá uma piada pra te contar. Acho que sabem mesmo que o segredo é rir de si mesmo pra aliviar um pouco as dificuldades, os romenos são resilientes, vale a pena ler um pouco mais sobre o passado deste povo.

O meu passeio foi um pouco cinza, como verão pelas fotos, mas fui em Dezembro então o tempo estava frio e nublado. No dia em que fiz o city tour, peguei 3ºC e meus pés quase gangrenaram. E olha que o guia disse que não estava tão frio aquele dia…

bucharest life bucareste romenia

Como se virar na Romênia

Portal de turismo da Romênia: AQUI

O dinheiro lá chama-se Leu, no plural, Lei. É bom ter um pouco para pagar taxis ou pequenas despesas, mas em geral cartão é bem aceito. A conversão pro Real é de 1 para 1.4 Lei. Veja cotação exata no XE.

O idioma falado é o romeno, que muitos não sabem, é um idioma que veio do latim. A sonoridade (pra mim) lembra o italiano. Consegui me comunicar nos pontos turísticos em inglês, mas apanhei com um motorista de taxi (do próprio aeroporto) que não falava NADA de inglês. Mas a gente sempre se vira né?

Tome cuidado com os taxis, se for preciso, peça pra ligar o taxímetro. No geral é muito tranquilo, mas ainda tem uns que cobram taxa fixa de turista-bobo.

A cidade tem um sistema de metro e onibus que funcionam bem, mas se ficar só pelo centro é possível andar a pé.

Eletricidade é 220v, tomada é a tipo F, aquela de dois pininhos redondos usada na maior parte da Europa.

Seguro de Viagem não é obrigatório na Romênia, pois o país não faz parte do Tratado de Schengen. Porém não se brinca com saúde – seguro é aquele tipo de coisa que ninguém que usar, mas é bom ter. Nós usamos o site Seguros Promo, que faz comparação de preços de vários seguros. (Se você não sabe o que é um seguro de viagens, leia este post aqui).

Na Seguros Promo você pode pagar em 12x no cartão ou ter 5% de desconto pagando no boleto.

E, tem mais…

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Como Chegar em Bucareste

Nem vou elaborar sobre como chegar lá, pois tem inúmeros trens, vôos, etc. de toda Europa. O aeroporto internacional tem uma ala nova muito moderna. Eu estava esperando chegar em um aeroporto acabado, e fiquei com vergonha dos nossos no Brasil… Enfim, outro assunto esse né?

Aeroportos de Bucaresti
A companhia aérea nacional é a Tarom que faz vôos domésticos e internacioanis.

Empresas de Ônibus: Autogari e CDI

A estação de trem, Gara du Nord, é a estação central que serve trens nacionais e internacionais. Tem ligação com o metro.

Alugue seu carro na RentCars.

Onde Ficar em Bucareste

Epoque Hotel – Fiquei neste hotel localizado no centro da cidade. Gostei muito, é uma espécie de boutique hotel, muito elegante, quartos grandes, café da manhã maravilhoso e o pessoal é muito prestativo em ajudar. Também está bem localizado para andar a pé pelos principais pontos turísticos. Endereço: 17C Intrarea Aurora, Fone: +40 21 312 3232

Veja outras opções de onde ficar aqui.

Onde comer

Quando lá, eu procurei comer comida típica. Recomendo, é deliciosa.

Caru cu Bere – Não deixe de ir ao Caru cu Bere, é a cervejaria mais antiga da Romênia. O restaurante é grande e bonito de ver sua arquitetura neo-gótica. Por dentro parece até uma igreja por causa de seus vitrais. A comida é deliciosa e bem servida. Eu comi este porco com chucrute da foto e até hoje sonho com ele, bom demais. Endereço: Strada Stavropoleos 5, Fone: +40 726 282 373

pork in bucharest caru cu bere romenia

caru cu bere bucareste romenia

Modigliani – Apesar de estar bem colocado no ranking do trip advisor, é uma experiência ok. Claro que o atendimento é top, comida muito boa e elaborada, tem vinhos romenos no cardápio, mas é simplesmente mais um restaurante chique de hotel chique, e isso tem em qualquer lado do mundo. Não é o que enche meus olhos, mas claro que se você for lá será muito bem recebido e servido. Cozinha italiana e abre somente para o jantar. Fica dentro do Hotel InterContinental, na 4 Blvd Nicolae Balcescu. Fone: +40 (0) 21 3102020

O que fazer em Bucareste

Com um dia em Bucareste, o que tem pra fazer é bater perna pela cidade e conhecer suas ruas, igrejas, edifícios, monumentos e história.

Não tive tempo pra museus, mas estou listando os principais aqui. Vale a pena contratar um guia para te contar as histórias desta cidade.

Uma sugestão é este walking tour de 2.5 horas pela cidade e que custa 6.90 Euros por pessoa.

Abaixo esta o que vimos em nosso passeio:

Parque Cismigiu, onde tem um lago, jardins, café e infinitos bancos pra sentar e observar os locais. O que mais gostei foi a história da fonte de água. Os antigos ainda vão ao parque buscar água, pois acreditam que essa água é a mais pura da região. Então, o município preocupado com a saúde pública, testou a água e verificou que era impura – mandaram fechar a fonte. O pessoal reclamou muito que fecharam a fonte deles, e então o município resolveu reabri-la para acalmar os ânimos, mas para resolver o problema da impureza, a água que sai agora é água encanada. Mas nem por isso os antigos deixaram de ir lá busca-la.

drinking water in park bucharest Parque Cismigiu bucareste romenia

Centro histórico e bairro Lipscani – Área compostas pelas ruas: Calea Victoriei, Blvd. Bratianu, Blvd. Regina Elisabeta e pelo Rio Dambovita. Foi no seu auge um bairro residencial glamuroso com suas fachadas belle-epoque. Hoje está sendo restaurado e transformado em uma área movimentada de cafés, bares e lojas.

bairro lipscani bucareste romenia

Calea Victoriei é a rua mais antiga e possivelmente a mais charmosa de Bucareste. Além de te oferecer uma bela caminhada, é a rua que conecta as duas principais praças da cidade: Piata Victoriei e Piata Natiunilor. Neste passeio, irá passar por importantes edifícios, como o do Museu Nacional de Historia, o Banco Nacional da Romênia, o CEC Building e a praça da Revolução.

cec building night bucareste romenia

Praça da Revolução (Piata Revolutiei) – foi nesta praça, no balcão da antiga sede do partido comunista, que o ditador Ceaușescu olhou incrédulo para a multidão que se virava contra ele, e fugiu dali em helicóptero (não se preocupa que pegaram ele depois). Hoje na praça existem 2 monumentos em homenagem à revolução, mas como os romenos são piadistas, não poderiam deixar escapar, e renomearam o monumento abaixo em “batata no espeto” ou “a batata da revolução”.

potato of the revolution bucareste romenia

Igreja Stavropoleos – construída por monges gregos em 1724 mesclando arquitetura romena e bizantina. Rodeada por um jardim e repleta de afrescos. Vale a visita.

mosteiro bucaresti bucareste romenia

Palatul si Biserica Curtea Veche – Antigo tribunal e Igreja. Foi construído pelo famoso Vlad Tepes, mais conhecido como Drácula! Segundo a lenda, Vlad trancou seus prisioneiros em masmorras debaixo deste tribunal. Tudo o que resta hoje são algumas paredes, arcos, lápides e uma coluna coríntia. Ao lado está a Igreja datada de 1559 e considerada a Igreja mais antiga de Bucareste.

igreja bucaresti bucareste romenia

Hanul lui Manuc – em português, seria “A pousada de Manuc”, construída entre 1804 e 1808 e mantém até hoje o mesmo estilo. Em restauração, funciona atualmente como hotel e restaurante.

Estátuas de Bucareste – estas são por si só uma atração. A cidade é cheia delas! Algumas bonitas, algumas modernas, outras antigas, mas curiosamente, muitas bizarras. Esta estátua de um homem de aparência estranha e feia que desajeitadamente segura este meio-lobo-meio-cobra foi eleita pelos locais como a estátua mais feia da cidade. Fica em frente ao museu nacional de história.

estatuas estranhas em bucaresti bucareste romenia

Palácio do Parlamento – herança luxuosa do comunismo, construído a mando do Ceaușescu, mas que morreu antes de seu término. Em sua megalomania fez um edifício que hoje é o segundo maior prédio administrativo do mundo, perdendo apenas para o pentágono. Algumas curiosidades: Um total de 20.000 trabalhadores e 700 arquitetos construíram o palácio. Possui 12 andares, 4 sub-solos, 1100 salas e um enorme abrigo nuclear.
É possível fazer um tour guiado dentro do edifício e leve seu passaporte pois é preciso se identificar para entrar.

parlamento palacio bucareste romenia

Museus

Museu Nacional de Historia – Excelente coleção de mapas, documentos e artefatos. Aberto de Quarta a Domingo, entrada a 25 Lei.

A Vila Museu Nacional – Construído em 1936 na beira do Lago Herestrau, é um dos museus a céu-aberto mais antigos da Europa. Possui uma coleção 50 construções, como casas campestres, celeiros, moinhos e Igrejas; todos cuidadosamente desmontados da parte rural da Romênia e enviados ao museu para reconstruir a vila.

Muzeul Taranului Roman (Peasant Museum, ou Museu do Camponês) – Um dos melhores museus da Romênia aberto em 1906, com uma coleção sobre a vida do Camponês Romeno – roupas, artefatos, artesanatos, tapetes, móveis, fotografias e etc. Também tem uma casa e Igreja de madeira em seu interior.

Se lança…

 

 

Veja estes outros posts que podem te interessar

Como viajar bem e barato pelo mundo
Florença e Pisa, cidades mais visitadas na Toscana
Cinque Terre, cinco vilas pitorescas na Riviera Italiana
Roteiro de 5 dias pela linda Suiça

LEAVE A COMMENT