Vale a pena alugar carro na África do Sul?
África do Sul Comece aqui!

Vale a pena alugar carro na África do Sul?

Transporte público não é o ponto forte da África do Sul. A minha primeira sugestão para quem pode é: alugue um carro. Vale a pena sim pela liberdade e segurança que te traz.

Como dirigir na mão inlgesa?

Uma pequena dificuldade para dirigir na África do Sul é a direção em mão inglesa, ou seja, o motorista senta do lado direito do carro e passa a marcha com a mão esquerda. Se você não tem experiência na mão inglesa, sugiro alugar um carro automático, assim você pode se concentrar no trânsito e não na mecânica do carro.

Muita gente pensa que vai ser difícil operar o carro, mas o mais difícil é dirigir no sentido correto. É preciso prestar  muita atenção para não entrar na contra-mão, diriga com muito cuidado. Eu cometi esse erro apenas uma vez, e foi depois que já estava morando a 2 meses em Joanesburgo – foi porque me senti confiante e baixei a guarda, então pense sempre que você tem que fazer às curvas à esquerda fechada e à direita aberta.

Mas você logo se acostumará.

Carteira de Motorista Internacional

A permissão internacional para dirigir (PID) é aceita na África do Sul. Para fazer este documento, entre em contato com o Detran da sua cidade (veja detalhes no nosso post). Quando estiver dirigindo, tem que portar sempre a carteira de habilitação do Brasil, a PID e o passaporte juntos.

Onde alugar carro na África do Sul?

Nós aqui do Se Lança nos afiliamos à RentCars. Em nossa última viagem testamos o serviço deles e aprovamos. Nos tornamos parceiros e agora recomendamos os serviços.

Como funciona?

A Rentcars busca o melhor preço nas principais locadoras de carro (Localiza, Movida, Alamo, Hertz, Budget, Dollar, Avis, etc) e apresenta as ofertas com uma comparação entre elas, mostrando o melhor custo x benefício.

Você clica no nosso banner abaixo e você será redirecionado à página principal da RentCars. Lá você insere as informações da sua viagem e recebe as cotações.

Vantagens

  • Cobrança em reais e isenção de IOF (economia de mais de 6%)
  • Possibilidade de parcelar, os sites gringos não permitem parcelamento
  • O pagamento pode ser por boleto ou transferência bancária – tem 5% de desconto – mas lembre-se, se usar seu cartão de crédito, isso ajuda a acumular pontos que podem ser revertidos em milhas
  • Qualquer perrengue, é só ligar para a RentCars, eles tem um callcenter em portugûes

Para quem vai fazer a Garden Route (Rota Jardim) é possível alugar o carro em Cape Town e devolver em Port Elizabeth (ou vice-versa)

Precisa alugar carro 4×4 na África do Sul?

Não, a infraestrutura de estradas na África do Sul é, excelente. Viajar de carro é muito tranquilo, apenas evite as estradas à noite por causa da baixa iluminação e, em alguns casos, falta de acostamento.

Outras opções de transporte na África do Sul

Muita gente me pergunta se é possível viajar na África do Sul sem carro. A resposta é que SIM, é possível, PORÉM, vai ser um pouco mais complicado.

O transporte público na África do Sul é quase inexistente. Em Joanesburgo tem o Gautrain que te leva do aeroporto até alguns pontos da cidade, este trem é excelente, seguro e rápido. Em Cape Town tem o My Citi, um sistema de transporte de micro-ônibus relativamente novo na cidade. A primeira linha foi implementada em 2011 e tem expandido desde então.

Taxi em Joanesburgo é muito caro, em Cape Town, como a cidade é menor, às vezes sai mais em conta.

Uber também está presente nestas duas cidades, sendo outra opção.

Eu sempre sugiro evitar andar nos taxis coletivos (vans).

Para viajar entre cidades, as companias de ônibus são a Greyhound e a Intercape. Existe também um ônibus turístico chamado BazBus.

Se Lança!

Veja estes outros posts que podem te interessar:

Viajar para a África do Sul – Post Índice
Como se virar na África do Sul
O que fazer na Cidade do Cabo, melhores dicas reunidas
Roteiro da Garden Route, dirigindo desde Joanesburgo
Como é dirigir na África do Sul – post no Blog To Pensando em Viajar

LEAVE A COMMENT