Vaxholm e Arquipélagos de Estocolmo
Europa Suécia

Vaxholm e Arquipélagos de Estocolmo

Estocolmo é formada for quase 30 mil ilhas, ilhotas e pedras. Essa região é chamada de Arquipélagos de Estocolmo.

As ilhas são super charmosas e dão um passeio bacana pra fugir um pouco da cidade. (O que fazer em Estocolmo aqui). Vale pelo passeio de barco, caminhada na ilha e contato com a natureza. Pra quem gosta de compras, algumas ilhas tem lojinhas bacanas também.

Pode-se levar coisas pra fazer um piquenique no parque, mas tambem tem restaurantes e cafés.

Nós escolhemos conhecer Vaxholm por indicação da nossa amiga que mora em Estocolmo. Vaxholm é considerada a capital dos arquipélagos.

O que fazer em Vaxholm

Chegando na Ilha, a primeira coisa que sugiro fazer é ir ao centro de informações para turistas e pegar um mapa. Nesta mesma praça, tem um jogo de xadrez gigante. Veja como chegar neste mapa:

Em Vaxholm tem tambem uma antiga fortaleza que é possivel visitar. Não abre todos os dias, veja aqui com antecedencia. O dia que fomos estava fechada.

Vaxholm e Arquipélagos de Estocolmo citadela

 

Nós curtimos andar pela ilha e ver as casas de madeira vermelha, subir um morro e apreciar a vista do mar, ver a vila de pescadores e andar pela rua das lojas e cafés. Fato curioso – até 1912 a lei vigente dizia que todas as casas tinham que ser construídas em madeira – caso algum inimigo invadisse a ilha, seria fácil queimar tudo para que ele não tomasse posse de Vaxholm.

Vaxholm e Arquipélagos de Estocolmo onde dormir hotel

Como chegar em Vaxholm

Chegamos na Ilha às 11:30 e voltamos às 14:30. O passeio na ilha em si é rápido, demora mesmo pra chegar, 1h e meia de transporte no barco. O passeio de barco é bonito, você passa por várias ilhas e tem uma vista muito linda.

Para embarcar em Estocolmo, vá até Strömkajen onde departem todos os barcos. A estação de metro mais perto é a Kungsträdgarden. Confira antes os horários aqui, pois mudam dependendo do dia e temporada. No dia que fomos, tinha apenas uma partida às 10:00 e o retorno seria apenas por volta das 17:00.

Como não queríamos ficar até tarde na ilha, para voltar, usamos o ônibus circular (número 670) até a estação de metro, onde usamos a linha T14 para chegar no centro de Estocolmo.

Vaxholm e Arquipélagos de Estocolmo como chegar de barco

Onde comprar bilhetes para os Arquipélagos

É possível comprar no próprio barco, ou nos pontos de venda no pier antes de embarcar. Nós compramos no barco mesmo, é só entrar e sentar, depois que tiver começado a navegar, você vai até a cabine e compra o bilhete de papel. É importante guarda-ló e apresentar na saída.

Preços

Crianças até 7 anos não pagam. Crianças de 7 a 19 anos, estudantes e pessoas acima de 65 anos pagam um valor reduzido.

O preço integral varia de 47 a 140 sek dependendo do seu destino. Para Vaxholm pagamos 79 coroas por adulto.

O ônibus para voltar foi 47 coroas por pessoa.

Outras regras e infraestrutura nos barcos

Tem internet wifi grátis nos barcos, lanchonete com sanduíches, bolos e cafés e também tem banheiro no barco.

É proibido fumar a bordo e assim como levar bebida alcóolica – no entanto a lanchonete vende bebida alcóolica que pode ser consumida no barco.

Os barcos são preparados para oferecer acessibilidade à cadeirantes e também famílias com carrinhos de bebês.

Mais informações de transporte entre os arquipélagos de Estocolmo podem ser encontrados no site oficial em inglês aqui.

Onde dormir em Vaxholm

Pra quem quiser esticar o passeio e dormir em Vaxholm, o hotel mais famoso é o Vaxholm Hotell, que é o primeiro prédio que você vê quando chega na Ilha. Outras opções de hospedagem podem ser encontradas aqui.

Vaxholm e Arquipélagos de Estocolmo onde dormir hotel

Nós gostamos deste passeio e achamos que valeu a pena para conhecer um pouco mais da Suécia além da borbulhante capital. Além de Vaxholm, deixamos a sugestão de Grinda, outra ilha do arquipélago sugerida por nossa amiga.

Se Lança…

 

 

Veja estes posts também:

O que fazer em Estocolmo
3 Guloseimas que você tem que provar na Suécia
Roteiro de 5 dias pela linda Suiça

Comentários

comments

LEAVE A COMMENT