Viajar para Austrália: O que você precisa saber antes de ir

Viajar para Austrália requer um pouco de planejamento, aliás, como qualquer viagem. Neste post vou contar o que você precisa saber antes de ir e como se organizar para minimizar perrengues.

  • Brasileiro precisa de visto para Austrália?
  • Imigração na Austrália
  • Dólar Australiano
  • Idioma falado na Austrália
  • Como se locomover dentro da Austrália
  • Chip de Internet na Austrália
  • Seguro de Viagem para Austrália
  • Vale a pena viajar com crianças e bebês para a Austrália?

Brasileiro precisa de visto para viajar para Austrália?

Sim e pra ser sincera é bem chatinho o processo. Tem que juntar uma papelada danada, preencher um formulário, pagar via cheque administrativo e enviar tudo à Embaixada em Brasília. Pode-ser que sejam pedidos documentos adicionais.

Sugiro que leia bem os requerimentos nos links oficiais da Embaixada: Requerendo um visto e Visto de turismo.

Mas não deixe isso te intimidar. Só seguir o passo a passo, ter paciência que o visto sai.

A Embaixada não recomenda comprar as passgens aéreas até ter o visto concedido. Dureza porque o visto sai por volta de 1000 reais. Mas é isso aí, viajar pra Austrália é mega caro, já começa sentindo o drama no visto.

Imigração na Austrália

Pra quem assiste esses programas sobre fronteiras e imigração, sabe que a Austrália é um dos países que mais aperta o cerco na imigração. Por isso é muito importante estar com tudo certinho.

É melhor ter impresso a passagem de volta, o comprovante de hospedagem e seguro de saúde.

Além disso, é muito importante que não entre com NENHUMA comida fresca no país. Quando nós viajamos levamos algumas frutas pra comer no avião, mas deixamos o que não foi comido no avião. E ainda assim, declaramos que tínhamos nozes e papinha de frutas. Não tem problema entrar com industrializados, mas o medo era tanto que preferimos declarar. Passamos na fila de declaração de alimentos, o rapaz perguntou o que era, nem pediu pra ver e nos liberou. Melhor assim do que multa altíssima.

Fora isso, é bem tranquilo, não é intimidador nem nada – só precisa ter tudo em ordem que não terá problemas.

Febre Amarela

Não precisa do certificado de vacinação contra febre amarela para entrar na Austrália.

Dólar Australiano

Qual moeda levar para a Austrália?

Na Austrália obviamente só se aceita dólares australianos. Então ou você procura uma casa de câmbio no Brasil que os forneça, ou leva dólares americanos (ou euros) e troca lá na chegada. Cartão de crédito é amplamente aceito, mas pra evitar custos de IOF, taxas bancárias e cotações de câmbio abusivas de bancos – melhor mesmo é ter espécie.

Idioma falado na Austrália

Inglês e inglês. Uma coisa que me espantou, foi a facilidade em entender o sotaque australiano. Esperava encontrar um sotaque bem carregado, mas ao contrário, foi muito tranquilo com uma exceção ou outra.

Na Austrália tem pessoas de todo o mundo, o sotaque lá acabou internacionalizando.

Vá tranquilo com seu inglês!

Como se locomover dentro da Austrália

Assim como o Brasil, a Austrália é gigantesca. Sendo assim, existem inúmeras maneiras de se locomover dentro do país.

Uma opção é alugar uma campervan (nós fizemos isso na Nova Zelândia e foi demais!) e desbravar o país com liberdade. Outra opção similar é alugar um carro (indico a RentCars). Mas saiba que em ambas as opções, você vai passar muito tempo na estrada. Se você tiver muito tempo disponível, beleza! Manda vê.

As cidades mais visitadas na Austrália são super longes entre si. Eu recomendo comprar vôos internos. Pode até ser mais caro, mas o tempo que se ganha não tem preço. Principalmente para quem vai ficar pouco tempo no país.

As principais companhias áereas dentro da Austrália são: Qantas, Jetstar, Virgin e a Rex. Ou você pode pesaquisar no site da PassagensPromo.

Chip de internet na Austrália

Muita gente compra o chip de internet para o celular antes de viajar. Pra ser bem sincera, eu acho isso desnecessário na Austrália, além de ser muito mais caro (à partir de 60 USD). Chegando lá tem várias operadoras dentro do aeroporto mesmo. Elas vendem pacotes de dados e voz para turistas à partir de 15 AUD.

Fica mais barato comprar o chip lá na hora do que levar do Brasil. Esses eram os valores das operadoras em Fevereiro de 2020:

  • Lebara 24 GB – 15 AUD
  • Optus 60 GB – 25 AUD
  • Vodafone 55 GB – 25 AUD

Nós compramos da Vodafone e funcionou super bem. Ficamos 20 dias com 55 GB e foi mais que suficiente.

Seguro de Viagem para Austrália

Já falei muito sobre isso. Não corra riscos! Tem que fazer um seguro de viagem para toda a família.

É aquele tipo de coisa que ninguém quer usar, mas tem que ter. Não é caro, um seguro na Austrália custa em média 10 reais por dia.

Faça uma cotação na Seguros Promo, nosso parceiro. Eles fazem um comparativo de várias seguradoras e trazem a melhor comparação de preço. E, tem mais:

Nossos leitores tem direito a um desconto de 5% (adicional ao do boleto). É só inserir o cupom SELANCA5 pra ganhar. Ou seja, fica bem acessível contratar este serviço para viajar tranquilo. Clique aqui para fazer sua cotação.

Vale a pena viajar para Austrália com crianças e bebês?

Vale a pena sim! A Austrália é super kids-friendly. Tem muitas programações que se pode fazer com as crianças, até as pequeninas. Fui com minhas filhas com 1 e 4 anos – elas gostaram bastante.

Nossa única dificuldade era viajar de carro com a bebê, pois ela só chora dentro de cadeirinha, então optamos por uma viagem mais urbana. No entanto, eu super recomendo alugar um carro e conhecer os redores de Sydney e Melbourne.

Leia: 7 atrações imperdíveis em Sydney com crianças

Nos supermercados tem TODAS as frutas que você imaginar, pães, biscoitos e qualquer outra coisa que precisar para levar na mochila. Eu levava muito uns purês de fruta de bebê pois fazia pouca sujeira e era fácil de carregar. Também tem todos os itens de higiene que possa precisar como fraldas, wipes e etc. Nesse quesito não se passa perrengue.

Nossa maior dificuldade em viajar com crianças para a Austrália foi encontrar restaurantes que agradassem o paladar delas. Na Austrália tem muito restaurante asiático, de todo tipo, mas não tem restaurantes italianos – ou até mais internacionais. Por isso, acabamos cozinhando muito no apartamento e comendo quase nada na rua.

Leia mais um post:

O que fazer em Sydney: roteiro de 7 dias
Sydney com crianças: 7 atrações imperdíveis
Melbourne, o que fazer e roteiro de 3 dias
Viajar para a Nova Zelândia com bebês e crianças pequenas
Motorhome na Nova Zelândia: tudo o que você precisa saber antes de ir
Hotel perto do aeroporto de Auckland
Seguro de Viagem Internacional
7 dicas para tirar lindas fotos de viagem com o celular

~ Se Lança ~

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Ainda não sabe pra onde ir?
A gente te ajuda! Escolha um destino.