As vinícolas na Garden Route estão na região do Vale de Robertson e são uma excelente opção para conhecer vinícolas sul-africanas.
Nesse vale você pode visitar vinícolas tão lindas quantas às famosas em Stellenbosch e Franschhoek e então economizar um dia do roteiro, não precisando ir para as outras cidades caso inclua a Garden Route em sua viagem pela África do Sul.
O vale é composto pelas cidades: Robertson, McGregor, Montagu, Ashton e Bonnievale.
Para quem vai pernoitar em Swelledam, também pode passar um período do dia em Robertson, é bem pertinho e quebra a viagem.
Vinícolas em Robertson Valley
Uma das maiores regiões viníferas da África do Sul com mais de 45 vinícolas. Algumas sugestões para visitar:
De Wetshof – a primeira vinícola registrada no local, tradicional em vinhos brancos e famosa por seu Chardonnay.
Excelsior – um lugar muito lindo com um visual estonteante. Tem restaurante e hotel além das degustações de vinho.
Springfield Estate – alguns dos meus vinhos preferidos vem daqui! Vinícola familiar administrada pela nona geração de imigrantes fanceses hueguenotes.

Bate e Volta Cape Town – Robertson
Pra quem quer fugir do lugar comum e conhecer as vinícolas de Robertson – mesmo não passando pela Garden Route – pode optar por uma excursão saindo de Cape Town.
Inclui transfer de Cape Town, visitação à 5 vinícolas com degustação e passeio em barco. A excursão dura o dia todo e custa 2700 rands por pessoas. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
O que fazer em Robertson
A principal atração em Roberston são as vinícolas, e honestamente não tem mais muito o que fazer.
Um destaque para quem gosta de plantas é visitar o gigantesco jardim de cactus. Custa 125 rands por pessoa (mínimo de 4 pessoas) e precisa ser reservado com antecedência. Mais informações aqui. É mesmo muito lindo, mas não sei se vale a parada…
Outras opções são as trilhas para hiking: Arrangiskop e Fish Eagle. Para mais informações visite o site do departamento de turismo de Robertson.
Eventos em Robertson
Eventos regados a vinho e sol na África do Sul são sempre sublimes. Se estiver viajando por volta do período destes eventos, esforce-se para participar.
Wacky Wine Weekend em junho e Wine on the river festival em outubro.
No momento ainda não tem mais informações pois esses eventos foram todos cancelados devido à pandemia. De qualquer maneira, fique de olho nos sites que linkei acima para ver se haverão novas edições.
Onde dormir em Robertson
GuBas De Hoek – uma pousada charmosérrima no centro da cidade. Tem piscina, estacionamento, jardim, churrasqueira e café da manhã incluso. Diárias à partir de 1000 rands.
The Robertson Small Hotel – sofiticada pousada 5 estrelas localizado ao lado do shopping da cidade. Piscina, wifi, estacionamento, restaurante e bar no estabelecimento. Diárias à partir de 2900 rands.
Mais opções de hospedagem em Robertson aqui.

O que fazer em Montagu
Montagu é uma cidadezinha pequena e fofa, famosa por suas fontes termais.
Avalon Springs – águas quentes a 43 graus celsius que brotam de uma caverna subterrânea. Aos fins de semana costuma ter mais gente, pois os locais também frequentam as fontes termais – que dizem ter propriedades curataivas.
Hiking – as trilhas mais conhecidas são Lover’s Walk (que chega até as fontes), Bloupunt Trail e Cogmanskloof Trail. Para estas atividades recomendo pesquisar no site de turismo de Montagu.
Olijvenhof Olive Estate – degustação de azeites e azeitonas nesta linda fazenda com mais de 5000 oliveiras. Custa 40 rands por pessoa, aberto de quinta a domingo. Linda opção de hotel também. Fone: 76 979 9135
Onde dormir em Montagu
Montagu Springs Resort – certamente não é a opção mais chique, mas uma das melhores para se hospedar com crianças. São pequenos apartamentos/chalés com cozinha. No local tem piscina aquecida, um mega parquinho infantil, salão de jogos e aluguel de bicicleta. Diárias à partir de 1100 rands. Fica perto da saída da estrada, não precisa entrar na cidade. Possível ir andando até as águas termais.
Jonkmanshof – 20 Bath – pousada na cidade de Montagu. Um casa antiga reforma para ter aquele ar de moderno e antigo ao mesmo tempo. Tem piscina, jardim e área de churrasco e cozinha que podem ser compartilhados. Inclui café da manhã. Diárias à partir de 2000 rands.
Veja mais opções de hospedagem em Montagu aqui.
Como chegar nas Vinícolas na Garden Route
A melhor maneira de se locomover na região de Roberston e Montagu é de carro. Sempre alugo carro pela RentCars.
Saiba mais sobre direção na mão inglesa e aluguel de carro na África do Sul aqui: Vale a pena alugar carro na África do Sul?
Sobre vinícolas na África do Sul
Vale a pena conhecer as vinícolas de Robertson, principalmente se você vai fazer a Garden Route e não tem muitos dias na região de Cape Town. Assim você pode para no meio do caminho, almoçar, descansar da viagem e riscar o item da lista.
Conhecer uma vinícola sul-africana é uma obrigação de todo turista que conhece este lindo país.
Leia mais posts sobre vinícolas, Cape Town e Garden Route:
Franschhoek e Stellenbosch, melhores vinícolas perto de Cape Town
Roteiro de 5 dias na Garden Route
Knysna, equilíbrio perfeito entre Mar e Montanha
Mossel Bay
O que fazer em Plettenberg Bay na Garden Route
Saltar de Bungee Jump na África do Sul
George, a maior cidade da Garden Route
~ Se Lança ~
Guia digital África do Sul